quinta-feira, 31 de julho de 2014

Você já conhece o Bom Senso F.C.?


Bem-vindo novamente, amigo leitor!!! Começo este post lhe fazendo algumas perguntas:

- Conhece o Bom Senso F.C.?
- Você se recorda que no brasileirão do ano passado, em vários jogos os atletas, após o apito inicial, ficavam parados, tocando a bola uns para os outros, ou simplesmente sentavam no campo de jogo?
- Sabe por que eles protestaram?

Bem, o Revolta F.C. vai responder estas perguntas falando em uma série de 4 posts, sobre o movimento de jogadores pela democratização da CBF e outras propostas, que se aprovadas podem fazer grande diferença para o futebol brasileiro:

Parte 1 - A Origem
Parte 2 - O calendário
Parte 3 - Fair Play Financeiro e Aumento da Média de Público
Parte 4 (Final) - Considerações Finais e Como Ajudar

Parte 1 - A Origem

O Grande motivador para o movimento foi o calendário do futebol brasileiro: A idéia teria surgido dos veteranos Juan (zagueiro do Internacional) e Alex (meia do Coritiba) ao final do jogo entre as duas equipes no dia 1ºde setembro de 2013 quando foram se cumprimentar. Durante a troca de camisas, surgiu o assunto do cansaço pelo excesso de jogos na temporada. Lincoln (meia do Coritiba) e D´Alessandro (meia do Internacional) entraram na conversa e o movimento tomou forma. Três dias depois, o Corinthians enfrentou o Internacional em Novo Hamburgo e o então zagueiro do Corinthians Paulo André tomou conhecimento da idéia e a mobilização entre os jogadores começou. 
Fonte: Esporte Interativo. Leia a matéria completa clicando aqui

No dia 30 de Setembro de 2013, houve a primeira reunião do Bom Senso F.C. e a publicação de seu primeiro manifesto:

"Hoje, dia 30 de setembro de 2013, reunimos pela primeira vez parte do grupo signatário do movimento Bom Senso F.C., que já conta com o apoio de mais de 300 atletas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O encontro contou com a presença de 20 jogadores de vários clubes do país e teve como objetivo definir propostas centrais para questões que têm repercutido no rendimento dos atletas e na qualidade do nosso futebol, tais como:
1- Calendário do futebol nacional
2- Férias dos atletas
3- Período adequado de pré-temporada
4- Fair Play Financeiro
5- Participação nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol
Ao fim da reunião, um documento foi assinado por todos os atletas presentes. O mesmo será encaminhado para a CBF requisitando um encontro para que possam ser debatidos os temas acima, visando benefícios ao futebol brasileiro."
Bom Senso Futebol Clube, Por um futebol melhor. Para quem joga, Para quem torce, Para quem transmite, Para quem patrocina. Para quem apita. Por um futebol melhor para todos.
A toda-poderosa CBF não se mostrou muito entusiasmada com a idéia, e assim chegamos a parte das manifestações dos jogadores. Confira algumas:

- Na 30ª rodada, os jogadores dos 20 times da Série A deram abraços coletivos antes dos jogos;

- Na 34ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro de 2013, os jogadores dos dois times (em nove dos dez jogos) ficaram parados por 30 segundos, com os braços cruzados, em protesto silencioso.

- Na partida entre São Paulo e Flamengo, válida pela 34ª rodada, o árbitro Alício Pena Júnior até ameaçou aplicar cartão amarelo em todos os jogadores caso resolvessem retardar o início de jogo. Então tiveram a idéia de ficarem tocando a bola uns para os outros durante 1 minuto.

Hoje, o movimento já conta com o apoio de mais de 70 mil pessoas e luta: 

- Por um calendário mais coerente, já que hoje existe um excesso de jogos para os times grandes, e uma escassez para grande parte dos times pequenos (583 clubes não tem um calendário anual, ficando mais de 6 meses inativos);

- Fair Play Financeiro, modelo já praticado na Europa, onde os clubes não podem gastar mais do que arrecadam;

- Coletando opinião dos torcedores, para apresentar propostas para aumentar a média de público nos estádios. O Brasil tem apenas a 18ª melhor média de público do planeta, perdendo pra "potências do futebol" como Estados Unidos e Austrália (é o fundo do poço para o País do Futebol...);

- Pela democratização da CBF, onde em suas eleições só há 47 votos (Os 20 clubes da série A e as 27 Federações Estaduais), assunto também já comentado aqui no Revolta F.C., no nosso primeiro post com sugestões para melhorar o nosso futebol.
 
No próximo post, falaremos sobre as propostas relacionadas ao calendário do futebol brasileiro. Quero aproveitar este espaço para agradecer a você pelos mais de 3 mil acessos que o Revolta F.C. teve em apenas duas semanas de vida. Muito Obrigado!!! Continue com a gente!!! Comente, curta e compartilhe!!! Até a próxima!!!

domingo, 27 de julho de 2014

12ªRodada do Brasileirão - Rapidinhas

É amigos... Rodada interessante do nosso brasileirão, que teve 31 gols, média de 3,1 por partida. Clássicos regionais, Flamengo x Botafogo e Corinthians x Palmeiras. Goleada do Cruzeiro e vitória do Coritiba sobre o Grêmio em plena Arena Grêmio! Talentos e emoção, temos de sobra. Falta estrutura... Mas essa seção não é pra reclamar! Confira a situação do seu time após a rodada que acabou hoje:

 Ontem(26/07):




Hoje(27/07)

A classificação ficou assim após a12ªrodada :

E aí? A rodada foi boa pro seu time? Qual foi o grande destaque na sua opinião? Por favor, deixe seu comentário!!! Até a próxima!!!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Quem falou que a gente só reclama? Estréia, a seção Rapidinhas!!!

                   Amigos, como prometemos em nossa estréia, não vamos ficar só reclamando da cartolagem do futebol brasileiro: Estreiam os posts da seção "Rapidinhas" onde vamos fazer um resumo esporádico de resultados do Campeonato Brasileiro e das transações do mundo da bola. Nesta postagem, trataremos da 11ªrodada do Brasileirão e as últimas do vaivém da Inglaterra. Confira aqui se o seu time se deu bem ou não:

Brasileirão - 11ªrodada

Sábado - 19/07
São Paulo 0 x 1 Chapecoense
Atlético-MG 1 x 1 Bahia
Figueirense 0 x 1 Grêmio 
Botafogo 1 x 0 Coritiba 

Domingo - 20/07
Vitória 0 x 0 Corinthians
Internacional 4 x 0 Flamengo
Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro
Atlético-PR 2 x 0 Criciúma
Fluminense 1 x 0 Santos
Goiás 0 x 0 Sport

G4:
1 - Cruzeiro 25
2 - Corinthians 20
3 - Fluminense 19
4 - Atlético-PR 19 

Z4
17 - Vitória 8 
18 - Figueirense 7
19 - Coritiba 7
20 - Flamengo 7


VAIVÉM EUROPEU (INGLATERRA):


Arsenal

Chegam:
Debuchy, lateral, Newcastle
Alexis Sanchez, meia-atacante, Barcelona-ESP
Joel Campbell, atacante, Olimpiacos-GRE (retorno de empréstimo)

Negociando:
Khedira, volante, Real Madrid-ESP

Saem:
Fabianski, goleiro, Swansea
Sagna, lateral, Manchester City

Chelsea

Chegam:
Filipe Luis, lateral, Atlético de Madrid-ESP
Diego Costa, atacante, Atlético de Madrid-ESP
Cortouis, goleiro, Atlético de Madrid-ESP (retorno de empréstimo)
Pasalic, meia, Hajduk Split-CRO
Cesc Fabregas, meia, Barcelona-ESP
Lukaku, atacante, Everton (retorno de empréstimo)

Saem:
Demba Ba, atacante, Besiktas-TUR
David Luiz, zagueiro, Paris Saint Germain-FRA
Ashley Cole, lateral, Roma-ITA


Liverpool

Chegam:
Adam Lalana, meia, Southampton
Rickie Lambert, atacante, Southampton
Emre Can, meia, Bayer Leverkusen-ALE (retorno de empréstimo)
Markovic, meia, Benfica-POR

Negociando:
Origi, atacante, Lille-FRA

Saem:
Luiz Suarez, atacante, Barcelona-ESP


Manchester City

Chegam:
Sagna, lateral, Arsenal
Fernando, volante, Porto-POR
Bruno Zuculini, meia, Racing-ARG
Cabellero, goleiro, Malaga-ESP

Saem:
Lescott, zagueiro, West Bromwich
Gareth Barry, volante, Everton


Manchester United

Chegam:
Ander Herrera, meia, Athetic Bilbao-ESP
Luke Shaw, lateral, Southampton

Saem:
Macheda, atacante, Cardiff
Evra, lateral, Juventus-ITA
Vidic, zagueiro, Inter-ITA


                  Ficamos por aqui, fiquem a vontade para comentar!!!

Parabéns, Seleção Brasileira!!! Pelo Passado Glorioso, Porque o Presente...

                  Eram 21 de Julho de 2014. Estádio das Laranjeiras, casa do Fluminense. Um selecionado de uniforme branco, com detalhes em azul. O adversário era o Exeter City FC, na época um dos grandes da Inglaterra, hoje time da quarta divisão inglesa. Estréia com triunfo: 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman. Estreava ali a seleção mais vitoriosa da história das Copas do Mundo, a camisa que vestiu lendas como Pelé, Garrincha, Zagallo, Milton Santos, Zito, Gersón, Tostão, Jairzinho, Leônidas, Ademir, Zizinho, Rivelino, Zico, Romário, Bebeto, Ronaldo, entre tantos outros craques que não caberiam em uma mera postagem de blog.
Escudos da CBD e CBF em 100 anos


                  O tempo foi passando, craques, uniformes novos e títulos foram chegando, entre os principais 5 Copas do Mundo, 4 Copas das Confederações e 8 Copas América.

Do uniforme usado na primeira copa do mundo em 1930 até 1958, ano da primeira conquista mundial

De 1962, no bi até 1982, da seleção do mestre Telê, que encantou o mundo, mas caiu nas quartas

1986 até 2006

Modelos utilizados na Copa de 2010 e o atual
                  Infelizmente, após 100 anos, o momento é triste. Comemorações somente dos feitos do passado, nossa seleção, completa o primeiro centenário sem ao menos um técnico oficialmente, mas Dunga deverá ser anunciado amanhã, como a ESPN reporta neste link. Festa pra comemorar? Que nada. O momento é tão melancólico, que o "jogo comemorativo" foi entre o Time Sub-23 do Fluminense contra o hoje fraco Exeter City, nada de gols, nem cartolas da CBF presente. Um resumo perfeito do momento atual do futebol brasileiro: Triste, desanimado e desorganizado. Parabéns aos heróis do passado.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Do Fracasso à Reestruturação: Sugestões para o Recomeço


O mês de Julho reserva emoções fortes para o torcedor brasileiro: Há 20 anos atrás, a seleção Brasileira conquistava o tetracampeonato nos Estados Unidos, batendo a Itália nos pênaltis por 3 a 2 após 24 anos de espera. Infelizmente, hoje a história é muito diferente, jogadores, comissão técnica (já demitida) e torcida tentam superar o episódio mais triste dos 100 anos de história da seleção brasileira, a goleada por 7 a 1 sofrida para a Alemanha, em pleno Mineirão.

Além do vexame já apontado no placar, ainda significou a queda de mais dois recordes: O de maior artilheiro das copas com o gol de Miroslav Klose, o segundo da Alemanha, que fez com que alcançasse a marca de 16 gols, ultrapassando Ronaldo, que tinha 15 e o recorde de maior ataque das copas que também pertencia ao Brasil (A Alemanha ainda fez mais um gol na final, terminando a copa com 224, contra 221 da seleção brasileira). E agora? Como recuperar o prestígio e o orgulho perdidos? O Revolta Futebol Clube traz algumas sugestões:

- O comando: Sua escolha e a Transparência de Suas Receitas
A CBF hoje, conta com apenas 47 votos em sua assembleia geral. Votam na eleição da entidade os presidentes dos 20 clubes da primeira divisão do campeonato brasileiro, mais os 27 presidentes de federações estaduais de futebol existentes no país. Um “agrado” para as Federações de pequeno porte e pronto, um resultado facilmente manipulado. Para piorar, as eleições foram antecipadas, estrategicamente, para o mês de abril, provavelmente a fim de blindar a CBF contra qualquer mudança em caso de um eventual fracasso da seleção, que foi o que aconteceu. E sem oposição, pois o estatuto da CBF determina que para concorrer à presidência da entidade, um candidato deve contar com o apoio de pelo menos oito federações e cinco clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, o que não aconteceu. Na visão do Bom Senso Futebol Clube (movimento de um grupo de jogadores que trataremos nos próximos posts), o mecanismo mantém "o futebol brasileiro nas mãos dos mesmos senhores que o trouxeram até aqui". Nada democrático.

- Fiscalização das Contas
Nesta quarta-feira (16/07), o Senado anunciou que poderia ter votado ainda nesta data, a votação de requerimento de urgência para projeto que estabelece regras mais rígidas de fiscalização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e federações estaduais, pelo Tribunal de Contas da União e dos Estados. O pedido foi feito pelos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Devido à falta de assinatura de todos os líderes partidários, no entanto, a urgência não foi examinada. Sem a aprovação de urgência, o que permitiria a votação diretamente no Plenário, a proposta segue sua tramitação normal. Atualmente, o PLS 221/2014 aguarda recebimento de emendas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Depois de votada na CE, ainda terá de passar pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Isso já ajudaria bastante, leia o projeto aqui.

- Abertura de CPI
Além desta iniciativa, seria bastante interessante a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o futebol brasileiro e a gestão da CBF. Faltam 9 assinaturas para as 27 exigidas. Com certeza, iria aparecer muita coisa, não acham?

- Investimento no Esporte
Investimento na formação de treinadores, e reciclagem para os já formados. Ajudar na implantação de Centros de Treinamento, financiar a estruturação da base dos clubes e da própria seleção. Há um ano, em 2013, na Argentina, o time brasileiro sub-20 venceu apenas um jogo e acabou na lanterna de seu grupo - atrás de seleções como Peru, Venezuela e Equador, ficando fora do Mundial. No sub-15, também em 2013, eliminação na primeira fase, o pior desempenho da história da seleção. No sub-17, queda nas quartas de final do Mundial e apenas o terceiro lugar na disputa continental. Dinheiro pra isso não iria faltar, pois segundo o site espn.com.br, de 2002 até 2013, o orgão máximo do futebol brasileiro, faturou R$ 2,338 bilhões de reais. Leia a matéria completa aqui.

- Mudança do calendário
A adaptação do calendário do futebol brasileiro ao modelo europeu seria uma ótima medida. Os clubes brasileiros jogam mais partidas do que os grandes europeus em seu calendário anual .  Não tem uma pré-temporada adequada e os campeonatos acabam perdendo parte de seus talentos na temida janela no meio do ano, período em que o mercado aquece na europa e os clubes brasileiros sofrem desfalques importantes para a segunda metade do campeonato brasileiro.

E essas são só algumas sugestões, ainda falaremos muito de mudanças! Deixem seus comentários e apresentem suas propostas! Um forte abraço!

Surge o Revolta Futebol Clube


Do sentimento de revolta com os últimos vexames do futebol brasileiro, em especial o final pífio da última copa para a seleção brasileira, surgiu a idéia deste blog.  Que tratará dos seguintes assuntos:

- As administrações das federações do nosso futebol, em especial da CBF, grande responsável pela criação deste blog;

- Divulgar e coletar opiniões para o (re)desenvolvimento do nosso amado esporte, tão enfraquecido e com o orgulho tão ferido, parado no tempo em relação a outros dos grandes polos da bola;

- Falar de futebol, lógico!!!

Talvez o(a) leitor(a) esteja se perguntando: “E um blog tão simples vai resolver o que?”. Provavelmente não muita coisa, mas ficar de braços cruzados, torcendo pra surgir uma seleção talentosa como em 2002, ou dois ou três Neymares, sofrer com um novo vexame como foi no Mineirão contra a Alemanha só irá piorar mais a situação. Peço licença pra tomar como inspiração o poema de guerra, “O Prego”, de George Herbert:

               “Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura. Por falta de uma ferradura, perdeu-se um cavalo, perdeu-se um cavaleiro. Por falta de um cavaleiro, perdeu-se uma batalha. E assim, um reino foi perdido. Tudo por falta de um prego”.


               É assim que se define o Revolta F.C.: Mais um prego. Mas se mais pregos se levantarem, mais ferraduras, cavalos e cavaleiros aparecerão. E talvez possamos um dia vencer essa batalha. Por isso, querido leitor: Visite o nosso blog, comente, divulgue, compartilhe!!! Contamos com você, junte-se a nós!!! Por um futebol melhor!!! Estamos juntos!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fill out my online form.
Use Wufoo integrations and get your data to your favorite apps.